quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Meuamigo.com

Bom, quem nunca teve alguém em quem se espelhar, em quem depositar toda confiança, contar todos os casos, receber os conselhos que mais se encaixam no momento? Todo mundo um dia teve um amigo, mas ninguém um dia esperou que essa pessoa pudesse estar a kms de distância. Quem iria pensar que sua alma gêmea da vida, companheiro para todas as horas poderia estar tão longe?

Foi isso que a internet nos possibilitou, criar vínculos com pessoas que jamais vimos ou sonhamos conhecer, mas que por conexões, cabos e redes nos uniu. Uniu de modo figurado, mas uniu. Dando a nós um motivo a mais para sorrir e para nos alegrar, um ombro amigo que mesmo distante, nos entende e nos conforta em nossos piores momentos e que nos exalta quando estamos felizes.

Por vezes acredito que um amigo virtual é muito mais amigo do que pessoas que estão ao nosso redor. Todo mundo sabe apontar o dedo, sabe críticar, sabe falar mal de quem está próximo. Não digo que pessoas ao longe não farão isso, mas eles farão isso diretamente a você, não querendo te deixar para baixo, mas querendo fazer de ti uma pessoa melhor, isso sim é um amigo de verdade, e eu digo que eu já tive diversos amigos assim, nucna os esqueci e os levarei por toda minha vida. Agora, de uma forma mais poética, irei citar alguns versos em homenagem a esses amigos que nós nunca vimos, nunca tocamos, mas que nunca deixamos de sentir.

Amigos.com

Nunca pude sentir o seu toque,
Nem saber se realmente existe.
Nunca pude sentir teu cheiro,
Ou o calor que o teu corpo emana.
Não pude sequer visitar a tua casa,
Comer brigadeiro ou estar perto sem fazer nada.


Não pudemos ver um filme,
Sair para passear, nem mesmo jogar video-game,
Ou curtir a noite para azarar.
Só te vi por imagens, coisas nada sólidas,
Sempre atrás desta tela,
Entre cabos e fios que nos isola.


Toda essa distância apenas afastou nossos corpos,
Mas não foi capaz de impedir esse sentimento,
Essa ternura e esse carinho que brotaram aqui dentro,
Por um alguém que eu não sei se um dia conhecerei.


Diversas vezes você foi meu sonho mais real,
Meu ombro amigo, meu companheiro leal,
Meu porto seguro, minha estrela guia,
Me mostrou que em caminhos errados eu corria.
Me fez ver a vida além do sofrimento,
Me deu todo amor e alento,
Me fez perceber que a vida pode ter graça,
Que amores não são nenhuma farsa,
E que os amigos de verdade não precisam estar próximos,
Precisam apenas existir.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Monte Castelo - Legião Urbana.

Essa música retrata sobre o que conversas me inspiraram a escrever. O amor. Falar de amor é algo tão normal, tão clichê, mas incrivelmente magnífico e complicado. Quem sabe descrever o que é o amor? É bem dificil traduzir em palavras o que a gente mal consegue entender como se sentir. Nas mais belas palavras - a meu ver - do grande músico que foi Renato Russo, essa música é a melhor retratação em palavras do que é este sentimento. "O amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer". O amor é tudo isso e mais um pouco.

Mas, como nem tudo são flores, o amor também não é. Não se pode enganar a ninguém dizendo que o amor é só felicidade, porque realmente não é! O amor é um sentimento nobre, lindo e puro. Mas é o sentimento que mais irá te fazer sofrer, te fará querer desistir de tantas coisas, te fará se sentir a melhor e a pior pessoa do mundo.

Mas me diz uma coisa, qual seria a graça no mundo se tudo fosse inexplicavelmente fácil? Qual seria a graça no mundo se o amor não existisse? Nenhuma! O amor é o sentimento que move o mundo, tudo está ligado a ele, até mesmo quando se odeia, se ama. E muitos ainda preferem não amar, viver uma vida de solidão, quietos, calados, solitários. Mas me diz, porque viver só se você pode ter alguém com quem partilhar todos os momentos de sua vida, até mesmo os de maior angústia e no fim das contas, mesmo com o sofrimento, ainda ser feliz?

Algo que disse a um amigo meu e que repito para todos aqueles que quiserem ouvir. Amem! Ame como se fosse o último dia de sua vida, ame na maior intensidade que lhe for possível, se joga de cabeça, faça o que seu coração manda e esqueça um pouco essa razão inconsequente que te faz perder os melhores momentos da vida. O amor pode te fazer sofrer, pode te machucar, mas nenhum outro sentimento te dará felicidade tão pura quanto o mesmo! Nenhum outro sentimento te mostrará a maior beleza da vida quanto ele! Então, ame como se hoje fosse o seu último dia de vida, seu último momento, seu último instante. Entregue-se ao amor e viva-o, para que o amanhã você possa se orgulhar do seu passado e dizer que fez tudo ao seu melhor, que entregou-se e que fez o seu máximo em todos os momentos de sua vida.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

E se você tivesse apenas mais 5 dias de vida?

Tudo começou numa conversa e acabou gerando uma boa reflexão minha. Muitos hoje em dia acham que o suicídio é sempre o melhor remédio, achando que estará se livrando dos maiores problemas, mas no fim das contas, poderá está criando outros piores. Imagine-se um suicida, você tenta a morte e "falha". O médico o engana assim que volta ao seu estado consciente dizendo que tem apenas 5 dias de vida. Como você se sentiria? Feliz por ter conseguido o que queria a longo prazo ou infeliz por estar prestes a morrer e não poder aproveitar mais nada de sua vida?

Quando a morte é eminente, por algum motivo, acabamos desejando viver cada dia mais. Porque isso acontece apenas quando estamos prestes a morrer? Temos todo o tempo do mundo para aproveitar o milagre da vida, para saborear cada respiração, para admirar a natureza... Temos muito tempo para viver e no entanto o que fazemos com esse tempo? Apenas o jogamos fora com besteiras, coisas vãs que não nos acrescentam em nada na vida.

Eu não posso julgar a ninguém pois sempre olhei a vida como uma passagem, algo mais a se acontecer e que irá passar, vai acabar e fim. Não sei o que será de mim, mas isso um dia vai acabar. Eu li por duas vezes "Veronika decide morrer" de Paulo Coelho e não entendi a mensagem que o mesmo queria passar, assim como está escrito em tantos outros cantos. Foi necessário uma boa conversa para abrir meus olhos para a magia que é a vida.

Então, eu venho te dizer... O que você tem feito da sua vida? Tem deixado ela passar ou tem vivido como se fosse o seu último dia, seu último suspiro? Se as respostas são negativas, está na hora de abrir os olhos! Você faz parte do milagre da vida, o milagre do amor, você é um milagre! Não desperdice sua vida, viva! Aproveite cada pequeno instante como se fosse o último e não deixe que as coisas vãs tome posse de si, dos seus desejos. Comece a desejar coisas novas, a viver coisas novas, tenha novas atitudes! Amanhã pode ser tarde de mais para você querer aproveitar tudo isso que você teve, mas não usufruiu enquanto pôde.

Olhe para si mesmo todo dia ao acordar e se admire, admire em si mesmo o milagre que acontece a todo instante e você nunca parou para perceber. Faça de sua vida algo bom, dê o exemplo para todos aqueles que virão depois de você, para que não demorem a perceber quão doce e saborosa é a magia de viver.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

E a verdade vos libertará.

Enfim, me sinto em paz! Em paz comigo mesmo, com a vida, com o mundo. Me sinto bem, leve, feliz. É uma sensação estranha, mas é sincera, vem de dentro do meu coração. Depois de tanto tempo guardando certas coisas dentro de mim, quando resolvi desabafar tudo o que eu estava dentro de mim, acabou aliviando todo esse fardo e nem fiquei tão mal quanto pensei. Estava tudo bem, mas agora está ótimo. Conversar com você, dizer tudo o que estava preso foi a melhor coisa que fiz.

É como diz na Bíblia: "E a verdade vos libertará". A verdade me libertou de um fardo que eu vinha carregando sozinho e não sabia como dividir, mas apenas uma noite, uma conversa, fez com que eu aprendesse a soltar tudo o que estava preso em mim e a verdade realmente me libertou. Me fez crescer como homem, amadurecer, me tornou uma pessoa melhor.

A gente sempre acha que dizer a verdade só vai nos ferrar, que a mentira é mais agradável, é melhor. Realmente, mentir pode ser uma boa saída, pode te livrar de diversas situações, mas a mentira nunca te fará se sentir bem consigo mesmo como a verdade o faz. A mentira não mostrará como tua vida pode ser melhor e mais agradável sendo sincero e honesto, consigo e com todos aqueles que te rodeiam. Esse é um prazer que só a verdade pode oferecer.

Eu e Você.

Eu respirava intensamente. Minha respiração descompassada e as lágrimas rolavam pela face a todo momento, na estante, o rádio estava ligado em alguma estação, tocando diversas músicas até que uma mais profunda acabou tocando e abalando todas as estruturas que me faziam parecer um homem frio, insensível quanto a situação, que ao primeiro toque da melodia destruiu e converteu em lágrimas. Lembranças, marcas do passado, saudades. Era tudo o que sentia naquele momento e havia se decidido não ir mais contra seus desejos. Enxugando as lágrimas no banheiro, lavando o rosto e logo saindo dali, pegando a chave do seu carro e tomando a avenida de sua casa até o fim, até a casa dela. "Parei de pensar e comecei a sentir..." ele repetiu a frase da música mentalmente enquanto dirigia o percurso, aquele pequeno trecho não saia de sua cabeça.
Logo estava paralisado frente a porta da garota, não sabia muito bem quais seriam suas atitudes, mas sabia que não podia suportar mais estar tão longe dela. Tocou a campainha uma, duas, três vezes, mas ninguém veio atender. Levou então a mão a porta e deu três batidas - toc, toc, toc - um barulho ecoou por dentro da casa que parecia estar vazia. Eu já estava pensando em desistir e quando pensei em me virar uma mão tocou no meu ombro "Posso lhe ajudar?", ela disse sem o reconhecer, até que me virei e pude a fitar de frente. Permanecia tão bela como sempre, seus olhos brilhavam, não sabia eu se por vê-lo ou se fazia parte da beleza natural da mulher que ele amava desde o primeiro dia que se conheciam.
"Se você pode me ajudar?" repeti com a voz um pouco rouca, sentindo os olhos voltarem a se encher de lágrimas, apenas se aproximou dela e a abraçou apertado, envolvendo-a entre seus braços e apertando-a contra si, sentindo o calor do seu corpo. Suspirei pesadamente e dei beijos por toda a região de seus ombros, indo até sua face, dando um beijo mais demorado em sua bochecha e voltei a olhá-la aos olhos. Olhos que revelavam uma pequena e doce criança, que por vezes se tornava uma mulher, que ele amava em todas as suas qualidades e defeitos.
"É você, Gabrielle. É você e mais ninguém. Não suporto mais essa distância, ter que chamá-la pelo nome. Não suporto ser apenas teu amigo quando quero ser o homem da tua vida, o pai dos teus filhos, o seu amor, o seu amante, o seu tudo!" as palavras saiam como balas de uma metralhadora de sua boca, disparando contra ela todo o sentimento que guardava em seu peito desde a última briga.
"Er... Richard." - Ela o respondeu assim que ele parou de disparar as palavras, levando uma mão até o meu rosto e tocando minha face. Aquela mão suave, macia, quente que acalmava todo o meu ser com o seu jeito doce e terno. - "Eu... eu... Eu me arrependi de tudo o que disse naquele dia. Estava com a cabeça quente, sei que você também estava, que tem os teus problemas... Mas eu não conseguia procurá-lo, não tive a mesma coragem que você".
Eu sorri ao ouvir as palavras dela e não quis que ela soltasse mais palavra alguma, apenas a beijei. Beijei como nunca havia feito antes, encaixando nossos lábios ao inclinar minha cabeça um pouco para a esquerda e logo introduzi a língua ao beijo. Sentia novamente o gosto dela, o beijo doce, o seu toque... Sentia o amor fluir naquele pequeno gesto que muitos estavam a banalizar constantemente no mundo.
Após cessar o beijo, dei diversos selinhos em minha amada e mais uma vez me coloquei a sorrir. Fiz carinhos por sua face e também afaguei teus cabelos, mordisquei o meu lábio inferior mostrando o nervosismo que ainda continha em mim, mesmo após a declaração dela. "Gabrielle... Eu te amo." Deixei apenas que as palavras saíssem do fundo do meu coração e senti uma taquicardia logo após ouvir ela dizer "Eu também o amo, meu Richard".
Depois disso passamos a nos entender melhor, vimos que as nossas vidas separadas seria apenas sofrimento para ambos os lados, mas que juntos, poderíamos superar as barreiras, os problemas e poderíamos nos amar dia após dia, cada vez mais, mostrando ao mundo como é bom amar. Continuei tendo meus ciúmes por ela, eu a amava e os ciúmes eram normais com esse sentimento. Mas eu aprendi a conversar, a expor a ela meus sentimentos de forma mais cautelosa e ela também aprendeu isso, aprendemos juntos que seria bem melhor nos amar do que brigar constantemente e sofrer por isso.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sem direção.

"Eu faria tudo pra não te perder, assim, mas um dia vem e deixo você ir."

Um trecho da música de Ivete Sangalo que reflete muito bem o que eu to passando agora, o que eu to sentindo. Não sou fã dela, mas foda-se. Tava ouvindo na rádio, tocou ela e me fez pensar bastante sobre o que tem acontecido comigo.

Realmente eu faria de tudo, tudo mesmo, para não te perder. Para que tudo o que aconteceu não fosse esquecido ou que se tornasse apenas uma lembrança de um passado agradável que tive, mas cada dia mais eu vejo que tu não é nada mais do que meu passado e que é uma chance muito remota de ser o meu futuro.

Mas daí eu parei pra pensar e fazer coisas de mais uma hora cansa. Estudar de mais, pensar de mais, querer de mais, desejar de mais... Tudo que é de mais uma hora enjoa, cansa, faz mal. E eu acho que já estavamos nesse ponto, o ponto de te amar de mais e você não mostrar nada do seu amor, ao menos não mostrar de um modo que eu pudesse ver a intensidade, o seu desejo de me ter por perto.

Enfim, eu só queria mesmo por pra fora. Você talvez possa ler isso e entender tudo o que eu tenho a dizer, ou pode apenas se magoar e me odiar ainda mais. Mas nada disso que eu disse é mentira. Tu tem me feito mal, mas mesmo assim eu ainda a amo. Eu só queria um pouco mais de atenção, mais carinho, mais amor... E acho que isso não é impossível. Todos os meus amigos que conversei sobre essa situação me dizem que mereço algo melhor, alguém que esteja mais próxima de mim... Mas eu acho que eu preciso apenas de você, de um modo mais constante, mas é você que eu preciso.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Passado, presente e futuro.

Quem nunca pensou nos momentos da vida? Os que passaram, os que estão acontecendo e os que ainda estão por vir? Quem nunca fez planos, falhou em alguns, teve sucesso em outros e medo de executar outros tantos?
Hoje eu estava lendo o blog de uma amiga, e algumas das coisas que ela disse, me fez refletir sobre o assunto. O que são os nossos momentos? Quais os valores que damos aos mesmos? E as pessoas que fazem de nossos momentos mais especiais, nós as valorizamos como realmente deveríamos?

Lembro, como se fosse ontem, quando eu parava para reclamar de tudo. Que eu não podia brincar, que tinha que acordar cedo para ir a escola, que mal podia usar o computador, que estava cheio de exercícios escolares... Eu sempre estava cheio de tudo. Para o meu presente, aquilo era um saco e eu realmente odiava não fazer o que realmente queria.

Mas daí, os tempos mudam. Hoje eu sinto tanta falta daquele pouco tempo para brincar, das manhãs escolares, dos amigos em sala, das bagunças... Certo, não sinto falta das atividades e hoje eu uso mais o computador do que antes, mas isso não significa que não foi importante para mim. As atividades não eram legais, mas necessárias e o tempo no computador eu queria que tivesse sido muito menos, para que eu pudesse viver um pouco mais.

Refletindo agora sobre o que falei de passo e presente, eu me pego pensando: O que eu faço para melhorar o meu amanhã? O que eu faço para que, no futuro, eu não olhe para trás e sinta também saudades desses momentos atuais, mas que eu possa sentir saudades com alegria de ter vivido cada pequeno espaço de tempo ao invés de repleto de nostalgia, querendo voltar para cada minuto vivido.

Eu pensei e muito sobre cada coisa dita, sobre cada momento vivido, sobre cada sonho que ainda anseio conquistar e sinceramente, não cheguei a resposta alguma e seria ruim se tivesse. Porque a vida não foi feita para ser perfeita, milimetricamente estudada e para que se tenha alguma ordem. A vida existe para que se aproveite no seu limite, cada pequeno detalhe, cada gesto, cada gosto, cada vez que o ar adentra em seus pulmões. Então, ao invés de fazer como eu e pensar no que fazer amanhã, aceite a minha conclusão: Não pense, viva! Suas atitudes te trarão tudo que é necessário para ser feliz.
 

Um jovem em renovação! Copyright © 2010 | Designed by: Compartidisimo